quarta-feira, 15 de junho de 2011

Respostas do Caderno do Aluno 5ª serie

Educação Fisica

TEMA:

JOGO E ESPORTE – COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO

Para começo de conversa

Página 3

1. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno consiga relacionar alguns jogos que

tradicionalmente são praticados pelas crianças como: taco, queimada, amarelinha etc.

2. Resposta pessoal.

Páginas 3 - 6

O objetivo da pesquisa é estabelecer comparações entre diferentes jogos praticados

em outras épocas.

Página 6

1. Espera-se que o aluno consiga perceber que os jogos variam de acordo com a idade

e que quanto mais velho o entrevistado, maior a probabilidade de encontrarem jogos

populares e brinquedos confeccionados por eles, pois os brinquedos industrializados

(e jogos eletrônicos) eram muito caros e menos frequentes.

2. Espera-se que o aluno perceba que as condições para a prática foram mudando em

função da urbanização – menos espaços nas ruas, menos práticas em ambientes

abertos (praças e campos), preocupação com a violência e o trânsito, entre outras

possibilidades de resposta, podendo apontar que suas práticas, hoje, estão mais

voltadas para espaços em condomínios, clubes, quintais das casas, shoppings e outros

ambientes com maior controle da segurança.

3. Resposta pessoal.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1

Páginas 6 - 9

a) Espera-se que o aluno identifique jovens e adultos participando dos jogos.

b) Espera-se que o aluno responda que a charge é semelhante ao quadro, e que alguns

jogos também são praticados por ele.

c) Resposta pessoal.

Páginas 9 - 11

1.

a) Competitivo.

b) Cooperativo.

c) Competitivo.

2.

( x ) Bolinha de gude.

( x ) Amarelinha.

( x ) Pular corda.

( x ) Esconde-esconde.

( x ) Jogo de taco (bétis).

3. Alternativas (a); (d) e (e).

Agora, discuta com seu grupo as seguintes questões:

Página 14

1. Resposta pessoal.

2. Resposta pessoal.

3. Resposta pessoal.

3

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1

TEMA:

ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE

Para começo de conversa

Página 16

1. Legal.

2. Se liga.

3. Se liga.

4. Se liga.

Páginas 16 - 17

1. Resposta Pessoal. É possível que nesta fase do desenvolvimento, o aluno já

experimente uma diminuição da flexibilidade. A intenção é que esta reflexão

desperte a curiosidade para a capacidade física envolvida e o tipo de exercício que se

pratica a fim de melhora-la.

2. Flexibilidade.

3. Alongamento.

Página 17

Situação-problema: espera-se que o aluno tenha compreendido a importância de

aumentar a temperatura corporal, gradativamente, iniciando o aquecimento por

exercícios de menor intensidade, como aquecimento articular, depois trotes até a

corrida.

4

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1

Página 19

1.

a) Agilidade.

b) Flexibilidade.

c) Velocidade.

2. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica a capacidade estimulada

no gesto escolhido por ele.

3. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica os alongamentos como

exercícios para melhoria da flexibilidade.

5TEMA:

JOGO E ESPORTE – COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO

Para começo de conversa

Página 3

1. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno consiga relacionar alguns jogos que

tradicionalmente são praticados pelas crianças como: taco, queimada, amarelinha etc.

2. Resposta pessoal.

Páginas 3 - 6

O objetivo da pesquisa é estabelecer comparações entre diferentes jogos praticados

em outras épocas.

Página 6

1. Espera-se que o aluno consiga perceber que os jogos variam de acordo com a idade

e que quanto mais velho o entrevistado, maior a probabilidade de encontrarem jogos

populares e brinquedos confeccionados por eles, pois os brinquedos industrializados

(e jogos eletrônicos) eram muito caros e menos frequentes.

2. Espera-se que o aluno perceba que as condições para a prática foram mudando em

função da urbanização – menos espaços nas ruas, menos práticas em ambientes

abertos (praças e campos), preocupação com a violência e o trânsito, entre outras

possibilidades de resposta, podendo apontar que suas práticas, hoje, estão mais

voltadas para espaços em condomínios, clubes, quintais das casas, shoppings e outros

ambientes com maior controle da segurança.

3. Resposta pessoal.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1

Páginas 6 - 9

a) Espera-se que o aluno identifique jovens e adultos participando dos jogos.

b) Espera-se que o aluno responda que a charge é semelhante ao quadro, e que alguns

jogos também são praticados por ele.

c) Resposta pessoal.

Páginas 9 - 11

1.

a) Competitivo.

b) Cooperativo.

c) Competitivo.

2.

( x ) Bolinha de gude.

( x ) Amarelinha.

( x ) Pular corda.

( x ) Esconde-esconde.

( x ) Jogo de taco (bétis).

3. Alternativas (a); (d) e (e).

Agora, discuta com seu grupo as seguintes questões:

Página 14

1. Resposta pessoal.

2. Resposta pessoal.

3. Resposta pessoal.

3

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1

TEMA:

ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE

Para começo de conversa

Página 16

1. Legal.

2. Se liga.

3. Se liga.

4. Se liga.

Páginas 16 - 17

1. Resposta Pessoal. É possível que nesta fase do desenvolvimento, o aluno já

experimente uma diminuição da flexibilidade. A intenção é que esta reflexão

desperte a curiosidade para a capacidade física envolvida e o tipo de exercício que se

pratica a fim de melhora-la.

2. Flexibilidade.

3. Alongamento.

Página 17

Situação-problema: espera-se que o aluno tenha compreendido a importância de

aumentar a temperatura corporal, gradativamente, iniciando o aquecimento por

exercícios de menor intensidade, como aquecimento articular, depois trotes até a

corrida.

4

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1

Página 19

1.

a) Agilidade.

b) Flexibilidade.

c) Velocidade.

2. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica a capacidade estimulada

no gesto escolhido por ele.

3. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica os alongamentos como

exercícios para melhoria da flexibilidade.

5

Nenhum comentário:

Postar um comentário