Educação Fisica
TEMA:
JOGO E ESPORTE – COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO
Para começo de conversa
Página 3
1. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno consiga relacionar alguns jogos que
tradicionalmente são praticados pelas crianças como: taco, queimada, amarelinha etc.
2. Resposta pessoal.
Páginas 3 - 6
O objetivo da pesquisa é estabelecer comparações entre diferentes jogos praticados
em outras épocas.
Página 6
1. Espera-se que o aluno consiga perceber que os jogos variam de acordo com a idade
e que quanto mais velho o entrevistado, maior a probabilidade de encontrarem jogos
populares e brinquedos confeccionados por eles, pois os brinquedos industrializados
(e jogos eletrônicos) eram muito caros e menos frequentes.
2. Espera-se que o aluno perceba que as condições para a prática foram mudando em
função da urbanização – menos espaços nas ruas, menos práticas em ambientes
abertos (praças e campos), preocupação com a violência e o trânsito, entre outras
possibilidades de resposta, podendo apontar que suas práticas, hoje, estão mais
voltadas para espaços em condomínios, clubes, quintais das casas, shoppings e outros
ambientes com maior controle da segurança.
3. Resposta pessoal.
2
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1
Páginas 6 - 9
a) Espera-se que o aluno identifique jovens e adultos participando dos jogos.
b) Espera-se que o aluno responda que a charge é semelhante ao quadro, e que alguns
jogos também são praticados por ele.
c) Resposta pessoal.
Páginas 9 - 11
1.
a) Competitivo.
b) Cooperativo.
c) Competitivo.
2.
( x ) Bolinha de gude.
( x ) Amarelinha.
( x ) Pular corda.
( x ) Esconde-esconde.
( x ) Jogo de taco (bétis).
3. Alternativas (a); (d) e (e).
Agora, discuta com seu grupo as seguintes questões:
Página 14
1. Resposta pessoal.
2. Resposta pessoal.
3. Resposta pessoal.
3
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1
TEMA:
ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE
Para começo de conversa
Página 16
1. Legal.
2. Se liga.
3. Se liga.
4. Se liga.
Páginas 16 - 17
1. Resposta Pessoal. É possível que nesta fase do desenvolvimento, o aluno já
experimente uma diminuição da flexibilidade. A intenção é que esta reflexão
desperte a curiosidade para a capacidade física envolvida e o tipo de exercício que se
pratica a fim de melhora-la.
2. Flexibilidade.
3. Alongamento.
Página 17
Situação-problema: espera-se que o aluno tenha compreendido a importância de
aumentar a temperatura corporal, gradativamente, iniciando o aquecimento por
exercícios de menor intensidade, como aquecimento articular, depois trotes até a
corrida.
4
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1
Página 19
1.
a) Agilidade.
b) Flexibilidade.
c) Velocidade.
2. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica a capacidade estimulada
no gesto escolhido por ele.
3. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica os alongamentos como
exercícios para melhoria da flexibilidade.
5TEMA:
JOGO E ESPORTE – COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO
Para começo de conversa
Página 3
1. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno consiga relacionar alguns jogos que
tradicionalmente são praticados pelas crianças como: taco, queimada, amarelinha etc.
2. Resposta pessoal.
Páginas 3 - 6
O objetivo da pesquisa é estabelecer comparações entre diferentes jogos praticados
em outras épocas.
Página 6
1. Espera-se que o aluno consiga perceber que os jogos variam de acordo com a idade
e que quanto mais velho o entrevistado, maior a probabilidade de encontrarem jogos
populares e brinquedos confeccionados por eles, pois os brinquedos industrializados
(e jogos eletrônicos) eram muito caros e menos frequentes.
2. Espera-se que o aluno perceba que as condições para a prática foram mudando em
função da urbanização – menos espaços nas ruas, menos práticas em ambientes
abertos (praças e campos), preocupação com a violência e o trânsito, entre outras
possibilidades de resposta, podendo apontar que suas práticas, hoje, estão mais
voltadas para espaços em condomínios, clubes, quintais das casas, shoppings e outros
ambientes com maior controle da segurança.
3. Resposta pessoal.
2
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1
Páginas 6 - 9
a) Espera-se que o aluno identifique jovens e adultos participando dos jogos.
b) Espera-se que o aluno responda que a charge é semelhante ao quadro, e que alguns
jogos também são praticados por ele.
c) Resposta pessoal.
Páginas 9 - 11
1.
a) Competitivo.
b) Cooperativo.
c) Competitivo.
2.
( x ) Bolinha de gude.
( x ) Amarelinha.
( x ) Pular corda.
( x ) Esconde-esconde.
( x ) Jogo de taco (bétis).
3. Alternativas (a); (d) e (e).
Agora, discuta com seu grupo as seguintes questões:
Página 14
1. Resposta pessoal.
2. Resposta pessoal.
3. Resposta pessoal.
3
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1
TEMA:
ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE
Para começo de conversa
Página 16
1. Legal.
2. Se liga.
3. Se liga.
4. Se liga.
Páginas 16 - 17
1. Resposta Pessoal. É possível que nesta fase do desenvolvimento, o aluno já
experimente uma diminuição da flexibilidade. A intenção é que esta reflexão
desperte a curiosidade para a capacidade física envolvida e o tipo de exercício que se
pratica a fim de melhora-la.
2. Flexibilidade.
3. Alongamento.
Página 17
Situação-problema: espera-se que o aluno tenha compreendido a importância de
aumentar a temperatura corporal, gradativamente, iniciando o aquecimento por
exercícios de menor intensidade, como aquecimento articular, depois trotes até a
corrida.
4
GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física –5ª série/6º ano – Volume 1
Página 19
1.
a) Agilidade.
b) Flexibilidade.
c) Velocidade.
2. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica a capacidade estimulada
no gesto escolhido por ele.
3. Resposta pessoal. Pretende-se verificar se o aluno identifica os alongamentos como
exercícios para melhoria da flexibilidade.
5
Nenhum comentário:
Postar um comentário